Televendas / SAC: (11) 94446-4001 (Whatsapp)

Você sabe o que é Agenesia Dental?


 

4BABiES -  Você sabe o que é Agenesia Dental EspeE Fonte: The University Observer

 

Agenesia dental é a falta de um ou mais elementos dentais.

Quando ocorre, geralmente afeta principalmente a dentição permanente (raramente a dentição decídua – ou “de leite”), e sim, pode estar ligada a fatores genéticos.

Se alguém na família já apresentou agenesia dentária, fique atento na troca de dentes dos seus filhos, as chances são bem maiores…

A agenesia pode envolver qualquer dente da arcada, sendo unilateral ou bilateralmente, e mais freqüente da seguinte forma:

  1. terceiros molares (também conhecidos como sisos)
  2. segundos pré-molares
  3. incisivos laterais superiores

4BABiES - Imagens comparativas de anegenesias detais Imagens comparativas de anegenesias dentais - Fonte: autoria própria.

Como fazer o diagnóstico?

Observar na troca de dentição o atraso da erupção e esfoliação do dente antecessor.

A partir desta suspeita, o profissional deve solicitar uma radiografia panorâmica, onde será constatada a ausência do germe do permanente.

O diagnóstico precoce é muito importante, pois desta maneira tanto o profissional quanto a família podem considerar um número maior de opções de tratamento.

Como tratar?

Basicamente existem 2 maneiras de se tratar a agenesia dental (que podem sofrer algumas variações dependendo das características individuais de cada caso, dos dentes, faciais e do número de dentes envolvidos):

  • O espaço do dente não formado pode ser mantido com um dispositivo ortodôntico ou protético, até a conclusão do crescimento ósseo e, a partir de então a possibilidade de reabilitar com implante ou outro mecanismo protético.
  • O espaço pode ser fechado com um estudo e trabalho ortodôntico.

 

Enfim, se você perceber uma demora realmente fora do padrão na troca de dentição converse com o seu dentista.

Produtos Relacionados:

Mordedores

 

4BABiES - Drª Evelyn B. Sampaio Drª Evelyn B. Sampaio. Fonte: autoria própria (4BABiES).

 

Deixe uma resposta