Your SEO optimized title page contents
Televendas / SAC: (11) 99731-3049 (Whatsapp)

Brinquedos para bebês e suas indicações


4BABiES - Brinquedos para bebês e suas indicações 4BABiES - Brinquedos coloridos incentivam o bebê à descobrir o "novo mundo" de forma divertida e segura. Fonte: Parentdish Canada.

Para que os bebês se tornem crianças saudáveis e espertas no futuro, além dos mimos, do leite materno e de uma saúde perfeita, os bebês precisam de brincadeiras e brinquedos que estimulem seu desenvolvimento. Esse desenvolvimento é um conjunto de habilidades que precisamos para nos adaptar às diversas situações ao longo de nossas vidas. Já nos primeiros meses de vida do bebê, é muito importante que a mamãe ajude o bebê a desenvolver os sentidos, a cognição e a coordenação motora da criança e para isso existem diversas brincadeiras e objetos que podem ajudar pais e bebê nesta fascinante fase.

Brincadeiras para Bebês – 0 a 3 meses

4BABiES - Brinquedos de morder Os melhores brinquedos de morder em nosso site. Fonte: Macmillan Holdings.

 

  • Recém-nascido: Com apenas 12 horas de vida, os bebês são capazes de imitar alguns movimentos e reconhecer pessoas e gestos. Aproxime-se do rosto do bebê e aproveite os momentos em que está quieto, porém alerta. Converse e brinque, pois essa é a hora ideal para o aprendizado.
  • 1 mês: Coloque brinquedos macios e coloridos a 20 cm do bebê. Você também pode balançar chocalhos para que o bebê associe os sons aos movimentos. Móbiles para berço também são indicados para estimular a audição e visão.
  • 2 meses: Coloque o bebê de bruços, com brinquedos coloridos em ambos os lados, para estimular a noção de lateralidade. Movimente objetos coloridos na frente do bebê, brincando e conversando para estimular a movimentação ocular. Cante e converse muito com o bebê. Pendure no berço objetos coloridos que façam barulho, em várias alturas e posições, para que o bebê tente alcançá-los.
  • 3 meses: Nesta fase o bebê é capaz de balançar os bracinhos e as perninhas. Apesar de já conseguir unir as mãos e abrir os dedinhos, ainda usará a mão fechada para bater em objetos acima de sua cabeça. Para ajudar a desenvolver ainda mais a coordenação, segure um brinquedo à distancia para ver se ele tenta pegá-lo. Utilize móbiles para que o bebê brinque e tente tocá-los com as mãos ou os pés enquanto está deitado. Toque e movimente o corpo do bebê durante as brincadeiras para que ele perceba o espaço que ocupa e os movimentos que pode realizar. Os tapetes de atividades são de grande ajuda nessa etapa. Você pode ficar deitada ao lado do seu bebê enquanto ele se diverte no tapete fofinho cheio de bichos coloridos, espelhos e figuras em alto-relevo. Quando ele ainda não tem firmeza para sentar ou engatinhar, basta deixá-lo deitado.

 

Brincadeiras para Bebês – 4 a 6 meses

    • 4 meses: O bebê sorri, balbucia e passa a ficar mais interessado em pessoas do que por objetos, demonstra preferência por algum tipo de brinquedo e ri quando estimulado. Já brinca com os dedos, consegue segurar objetos pequenos, vira a cabeça em qualquer direção e, quando deitado de barriga para baixo, ele se levanta, se apoiando nos cotovelos.
  • As brincadeiras indicadas são: Sente-o no bebê-conforto e deixe vários brinquedos na sua frente para que escolha qual deles prefere e o que quer fazer com cada um. Movimente o bebê pra frente e pra trás, com delicadeza, enquanto ele estiver sentado (isso ajuda a treinar a sustentação do tronco). Dê mordedor ou brinquedos que o bebê possa levar à boca. Converse muito com o bebê e observe no meio do diálogo se ele participa sorrindo ou fazendo algum som. Bouncers ou cadeiras de balanço, além de acalmar o bebê, pode distrai-lo com cores, objetos e sons.
  • 5 meses: O bebê já levanta os braços para ser tirado do berço ou para ir para o colo de quem deseja, reage quando alguém quer tirar seu brinquedo, reconhece as expressões de medo, desagrado, zanga e demonstra também seus sentimentos pelas expressões faciais.
    As brincadeiras indicadas são: Coloque o bebê sentado e cercado de almofadas, mantendo as costas dele eretas e fique perto dele. Segure o bebê pelas axilas e coloque-o de pé por períodos curtos. Deixe várias caixas e cubos coloridos ou brinquedos educativos para o bebê manusear. Estimule o bebê a bater palmas. Converse com o bebê e conte o que você está fazendo e pensando. Cante para ele!

4BABiES - Brinquedos educativos para todas as idades Brinquedos educativos são ótimos estimulantes para a capacidade cognitiva do bebê. Fonte: Wwwomen.

    • 6 meses: O bebê gosta de pegar tudo o que está ao seu alcance e leva tudo à boca, para experimentar texturas, sabores e consistência. As brincadeiras fazem parte do desenvolvimento mental e social da criança. O bebê já pode prestar atenção até 30 minutos seguidos!
  • As brincadeiras indicadas são: Com o bebê no colo, faça várias brincadeiras e movimentos, fixando o olhar nele para que perceba seus movimentos faciais. Dê um brinquedo de cada vez a ele para ver se o passa de uma mão à outra ou se o solta para pegar outro. Esconda o brinquedo fora do alcance do bebê e estimulá-lo a procurar ou tentar alcançar o brinquedo. Segure o bebê pelas axilas e brinque de pula-pula.

Brincadeiras para Bebês – 7 a 9 meses

    • 7 meses: os bebês geralmente gostam de algum boneco ou brinquedo que possam morder e segurar. É comum que este se torne seu brinquedo favorito. Mesmo que ainda não interaja muito bem com outras crianças, os bebês gostam de observá-las.
  • Brincadeiras: Você pode brincar com ele com uma caixa de papelão grande para que ele possa entrar e sair da caixa. Peça para ele dar algum brinquedo a alguém. Dê dois brinquedos e ensine-o a interagir com os dois brinquedos, batendo um brinquedo no outro.
    • 8 meses: O bebê consegue diferenciar pessoas conhecidas e talvez não aceite o colo de estranhos. Senta-se e levanta quando é ajudado com as duas mãos. Quer chamar a atenção das pessoas. Adora tomar banho e gosta dos brinquedos que flutuam na água, conhecidos como brinquedos de banho.
  • Brincadeiras: Aproveite a hora do banho para brincar com livros ou brinquedos de banho, contando historinhas para o bebê. Deixe que o bebê segure o livro de banho e divirta-se com a textura e o colorido do livro. Incentive o bebê a se arrastar colocando brinquedos longe dele para que tente alcança-los. Dê brinquedos que façam barulho como tambores e chocalhos.

4BABiES - Brinquedos para hora do banho Brinquedos coloridos, sonoros e para a hora do banho - brincar estimula seu bebê. Fonte: Lamaze.

    • 9 meses: o bebê já pode ficar sentado com as perninhas esticadas e sem apoiar as mãos, estica os bracinhos quando se faz o gesto para pegá-lo e agarra objetos com as mão tentando tocar em tudo que vê. Nesta fase o bebê tende a jogar tudo no chão e emite sons cada vez mais articulados, assim como já compreende o significado de alguns gestos.
  • Brincadeiras: Deixe o bebê no tapete de atividades para que se arraste e engatinhe. Brinque de bola com ele. Dê brinquedos com furinhos para que ele os “cutuque” com o dedo indicador. Dê objetos e brinquedos de texturas diferentes para que o bebê toque (espuma, madeira, toalha, metal, borracha…etc.)

Até a próxima,
Equipe 4BABiES

Deixe uma resposta